A história do uso das bandeiras por países é repleta de muitas curiosidades. Um pedaço de pano que flama e tanto desperta interesse por viajantes como eu. (adoro tirar fotos de bandeiras dos países por onde viajo).
Desde a época medieval a bandeira já era usada para demarcação de territórios e identificação de um povo, e mais adiante símbolo pátrio de civilizações.
A atual bandeira do Canadá (Maple Leaf Flag, em inglês; e Unifolié, em francês) foi criada no dia 15 de fevereiro de 1965, em comemoração ao centenário do país, que ocorreria em 1 de julho de 1967.
Para quem estiver morando no Québec, pode visitar e conhecer o Museu de História do Canadá. O endereço do museu é 100 Laurier Street – Gatineau, Québec. Até o dia 5 de Julho estava acontecendo exposição dos 50 Anos da Bandeira do Canadá.
A Bandeira do Canadá

Aeroporto de Vancouver e as bandeiras do Canadá. | Foto: Dan
A bandeira é composta de três faixas verticais, sendo duas laterais vermelhas e uma branca entre estas. No centro da bandeira há a maple leaf ou unifolié, uma folha típica do Canadá.
As laterais vermelhas significam os oceanos que cercam ambas costas do Canadá. Já o branco, adivinha? As terra geladas do território canadense. A folha simboliza a mata. (Se fizer a viagem no Outono verá inúmeras árvores com estas folhas da cor da bandeira canadense nos parques e praças).
Tá, mas e antes? Para ter uma ideia a bandeira do Brasil foi criada em 1889.
Bom, o território do Canadá foi sempre uma disputa entre ingleses e franceses, o que já fez a bandeira do Canadá já parecer muito com a bandeira da Inglaterra, Reino Unido e da marinha francesa.
A Bandeira do Canadá ao longo da história

Fonte: wikipédia
O Wikipédia (em inglês) possui muita informação bacana e detalhada sobre a história das diferentes bandeiras do Canadá, bem como as bandeiras de todas as províncias canadenses.
O quadro ao lado (você pode ver completo no Wikipédia) mostra um pouco sobre algumas das bandeiras adotadas no Canadá (oficiais ou não).
Um dos exemplos é a bandeira dos colonos ingleses, Canadá século XII.
Outra bandeira característica é da marinha da França. A bandeira, muito parecida com a bandeira do Québec flamulava nos navios franceses durante o século XV no leste do Canadá.
Com as conquistas das províncias e a ampliação da autonomia ao Reino Unido, a bandeira também foi se modificando. A busca pela nova bandeira contou com sugestões de todos os grupos que vivem no Canadá.
Foram apresentados alguns modelos para substituir a bandeira do Reino Unido, mas prevalecia o modelo de uma bandeira vermelha com alguns símbolos de províncias canadenses (imagem logo abaixo) entre 1868 até 1965.
Bandeira Azul do Canadá (1994)
Uma curiosidade é a bandeira azul do Canadá, que foi simbolo de momento que o Canadá passou por referendo sobre a separação do Québec (parte francesa) do resto do país. A bandeira simbolizava a igualde entre os francofonos e os anglófonos.
O site do National Post (em inglês) conta histórias sobre a bandeira do Canadá com imagens antigas.