Home / Vida no Canadá / Bandeira do Canadá completa 50 anos

Bandeira do Canadá completa 50 anos

A história do uso das bandeiras por países é repleta de muitas curiosidades. Um pedaço de pano que flama e tanto desperta interesse por viajantes como eu. (adoro tirar fotos de bandeiras dos países por onde viajo).

Desde a época medieval a bandeira já era usada para demarcação de territórios e identificação de um povo, e mais adiante símbolo pátrio de civilizações.

A atual bandeira do Canadá (Maple Leaf Flag, em inglês; e Unifolié, em francês) foi criada no dia 15 de fevereiro de 1965, em comemoração ao centenário do país, que ocorreria em 1 de julho de 1967.

Anote na agenda: Dia 15 de Fevereiro é feriado nacional como o Dia Nacional da Bandeira do Canadá. Em Fevereiro de 2015, a bandeira do Canadá completou 50 anos.

Para quem estiver morando no Québec, pode visitar e conhecer o Museu de História do Canadá. O endereço do museu é 100 Laurier Street – Gatineau, Québec. Até o dia 5 de Julho estava acontecendo exposição dos 50 Anos da Bandeira do Canadá.

A Bandeira do Canadá

vancouver-canada

Aeroporto de Vancouver e as bandeiras do Canadá. | Foto: Dan

A bandeira é composta de três faixas verticais, sendo duas laterais vermelhas e uma branca entre estas. No centro da bandeira há a maple leaf ou unifolié, uma folha típica do Canadá.

As laterais vermelhas significam os oceanos que cercam ambas costas do Canadá. Já o branco, adivinha? As terra geladas do território canadense. A folha simboliza a mata. (Se fizer a viagem no Outono verá inúmeras árvores com estas folhas da cor da bandeira canadense nos parques e praças).

Tá, mas e antes? Para ter uma ideia a bandeira do Brasil foi criada em 1889.

Bom, o território do Canadá foi sempre uma disputa entre ingleses e franceses, o que já fez a bandeira do Canadá já parecer muito com a bandeira da Inglaterra, Reino Unido e da marinha francesa.

O Canadá é uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, com a rainha Elizabeth II como chefe de Estado. E o governo dirigido por um primeiro ministro.

A Bandeira do Canadá ao longo da história

bandeiras-canada-historia

Fonte: wikipédia

O Wikipédia (em inglês) possui muita informação bacana e detalhada sobre a história das diferentes bandeiras do Canadá, bem como as bandeiras de todas as províncias canadenses.

O quadro ao lado (você pode ver completo no Wikipédia) mostra um pouco sobre algumas das bandeiras adotadas no Canadá (oficiais ou não).

Um dos exemplos é a bandeira dos colonos ingleses, Canadá século XII.

Outra bandeira característica é da marinha da França. A bandeira, muito parecida com a bandeira do Québec flamulava nos navios franceses durante o século XV no leste do Canadá.

Com as conquistas das províncias e a ampliação da autonomia ao Reino Unido, a bandeira também foi se modificando. A busca pela nova bandeira contou com sugestões de todos os grupos que vivem no Canadá.

Foram apresentados alguns modelos para substituir a bandeira do Reino Unido, mas prevalecia o modelo de uma bandeira vermelha com alguns símbolos de províncias canadenses (imagem logo abaixo) entre 1868 até 1965.

Bandeira Azul do Canadá (1994)

canada-flag-blueUma curiosidade é a bandeira azul do Canadá, que foi simbolo de momento que o Canadá passou por referendo sobre a separação do Québec (parte francesa) do resto do país. A bandeira simbolizava a igualde entre os francofonos e os anglófonos.

O site do National Post (em inglês) conta histórias sobre a bandeira do Canadá com imagens antigas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*