Home / Estudos / Bolsas de estudos no Canadá com tudo pago para universitários brasileiros

Bolsas de estudos no Canadá com tudo pago para universitários brasileiros

Canadá tem inscrições abertas para estudantes brasileiros que queiram complementar seus estudos universitários no país.

O Programa de Bolsas de Estudos Canadá/Brasil está com oportunidades para estudantes brasileiros de universidades públicas da rede federal em cursos universitários na área de tecnologia.

Os estudantes brasileiros contemplados, deverão viajar ainda este ano para o país. As aulas começam em setembro de 2016 e se estendem até dezembro de 2017. 

A vantagem deste programa de bolsas de estudos no Canadá 2016/2017 é que, além de cobrir 100% dos gastos com testes de idiomas, curso integral e material escolar, ainda oferece auxílio moradia e assistência médica.

Via Conif – Assessoria de Imprensa

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e o CICan (Colleges and Institutes Canada) lançaram, no dia 20 de maio de 2016, a chamada pública do Programa de Bolsas de Estudo Canadá/Brasil, que abre oportunidade de 16 meses de intercâmbio em instituições canadenses, no período de setembro de 2016 a dezembro de 2017.

Ao total, serão ofertadas 10 bolsas exclusivas para estudantes de cursos superiores de tecnologia da Rede Federal. As inscrições ficarão abertas até o dia 15 de junho de 2016.

Serão concedidas sete bolsas para estudos em inglês e três para estudos em francês. Além de subsídio mensal e seguro-saúde, a bolsa cobrirá despesas com testes de idiomas, mensalidades e viagem (Brasil-Canadá-Brasil).

O estudante também receberá auxílio financeiro para se instalar naquele país e para aquisição de material. Durante o período no Canadá, o aluno participará de curso de línguas (quatro meses), dois semestres acadêmicos (oito meses) e estágio/inserção na área de estudo ou projeto de pesquisa (dois a três meses).

Como tirar o visto canadense?

A assessora de Relações Internacionais do Conif, Marjorie Cerejo, destaca que a iniciativa é uma forma de incentivar ações de cooperação que fortaleçam o ensino de idiomas e o intercâmbio cultural. “Com o lançamento desta chamada pública, o Conif fomenta a integração e contribui para a consolidação do processo de internacionalização das instituições federais de educação profissional, científica e tecnológica”, afirma.

Requisitos – Para pleitear a bolsa, o candidato deve ter cursado dois semestres consecutivos, sem reprovações; comprovar nota média geral igual ou superior a sete pontos; possuir proficiência em língua inglesa ou francesa e, no retorno ao Brasil, ter, no mínimo, um semestre letivo para ser concluído.

Inscrições – O formulário de inscrição e os documentos comprobatórios devem ser enviados à instituição de ensino brasileira até o dia 15 de junho. São necessários: documento de identidade, histórico escolar traduzido (inglês ou francês), descrição de cursos e disciplinas traduzida (inglês ou francês), currículo traduzido (inglês ou francês), comprovante de proficiência em língua inglesa ou francesa, carta de intenções, Termo de Compromisso e Formulário de Consentimento e Liberação de Informações Pessoais.

Dicas de viagens no Canadá

O resultado final será divulgado em 30 de junho. No mês seguinte, o Conif e o CICan definirão a instituição de destino de cada estudante.

Formulário de inscrição e informações em inglês

Formulário de inscrição e informações em francês

Clique aqui para acessar a Chamada Pública nº 01/2016.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*