Home / Vida no Canadá / Trabalho / Como conseguir um emprego no Canadá?

Como conseguir um emprego no Canadá?

Antes de falar sobre como procurar emprego no Canadá, principal ansiedade de brasileiros que pensam em viajar para o país, é importante lembrar das variantes do seu perfil e que cada um pode ter uma trajetória diferente.

Acredito que cada pessoa tenha um perfil na hora de procurar um trabalho, até por conta disso, são realizadas as seleções de emprego.

– Adicionar WhatsApp do Canadá

Conseguir um emprego no Canadá depende de fatores externos como a demanda de profissionais em determinada área;  a economia mundial e do Canadá; bem como qualidades pessoais como o seu nível de proficiência em inglês; outros idiomas; e experiência profissional.

Foto em destaque: @Innov8Social

Trabalhar no Canadá

– Como estudar e trabalhar no Canadá?

Em relação a trabalho no Canadá, posso falar sobre a minha experiência pessoal. Já morei no Canadá no passado e trabalhei durante alguns meses como dishwasher. No novo projeto penso em um emprego melhor.

Meu primeiro emprego no Canadá durou só uma noite e não recebi por isso. Na verdade, o trabalho era tão pesado que desisti.

A vaga era de ajudante de cozinha, dentre as funções estavam lavar frigideiras em altas temperaturas, retirar os galões de óleo da cozinha e levá-los para a reciclagem, entre outras tarefas pesadas.

No primeiro dia, um rapaz estava me ajudando, e a única coisa que entendi que ele disse foi algo assim “hoje eu te ajudo, mas amanhã você vai fazer tudo sozinho porque eu estou indo embora”. Logo pensei – se o trabalho é pesado em dois, imagina eu sozinho fazendo tudo isso?

Pensei e desisti do trabalho. Coloquei na balança o real motivo da minha viagem (aprender inglês) e abri mão do trabalho. Seria muito desgastante e eu não estava precisando desesperadamente do dinheiro.

A primeira vez que fui morar no Canadá, o plano era apenas estudar. O objetivo era aprender inglês e francês e depois voltar ao Brasil para trabalhar como comissário de voo.

– Passagens aéreas em promoção para o Canadá

Em busca de um emprego descente…

– Intercâmbio no Canadá: dicas

Continuei pesquisando por vagas e oportunidades de emprego no Canadá. O site que usei muito foi o www.craiglist.com. É possível fazer o filtro por cidade e pesquisar vagas em diversas áreas.

Como o meu inglês não era bom, a estratégia era manter a conversa via e-mail. Estava sempre atrás de vagas de assistente de cozinha, lavador de pratos, etc.

Então, logo que encontrava vagas um perfil interessante e enviava um e-mail:

I am writing in response to your advertisement seeking Kitchen HelpAs you will see from my enclosed résumé, my skills and experience are a good match for the position you are now trying to fill. I look forward to having an opportunity to meet to further discuss how can I contribute to your team.

A maioria das pessoas respondem. Esse tipo de trabalho sempre tem demanda de profissionais no Canadá. Primeiro porque a rotatividade é grande e a maioria dos canadenses não aceitam esse tipo de emprego.

Após a experiência ruim no bistrô, achei ainda assim que seria melhor trabalhar no exterior em Victória, Canadá, e levantar uma grana lá do que em Montréal, onde a neve e o inverno dificultaria a vida, e eu ainda sem casa para morar.

Leia:  Como morei 6 meses sem pagar hospedagem no Canadá. (Muita Viagem)

Uma das respostas veio de uma empresa que organizava eventos gastronômicos, festas e encomendas para o Natal e Ano Novo. Recebi a seguinte resposta:

Thank you for expressing interest in the Dishwashing position we have listed. I am interested in meeting with you when you come to victoria, please feel free to phone me at your convinience and i will be more than happy to set something up, thanks again and hope to talk to you soon

Lá fui eu até a Fey & Hobbs. Fiz minha entrevista e logo comecei a trabalhar. Neste tipo de vaga, o que eles querem saber é se você está realmente a fim de ganhar dinheiro em um trabalho mais pesado. Querem ver motivação, vontade e entusiasmo. Mostre isso e o emprego é seu!

nota-dan

um dos pagamentos

A experiência na Fey & Hobbs foi muito boa. Apesar de cansativo, o trabalho não era muito pesado. Eu tinha que lavar mais bandejas, recipientes de plástico e alumínio, mas nada muito encardido. Lavava os vasilhames onde eram preparadas as massas de bolos e tortas.

No final do ano, após algumas semanas de trabalho, meu chefe disse que iria me pagar CAD$ 11 / hora ao invés de CAD$ 10 como havia sido combinado no começo. Fiquei feliz e este dinheiro me ajudou a ficar mais tranquilo para a viagem à Montréal.

– Outras dicas de sites para buscar emprego é o Kijiji.ca, CanadaJobs.comJobs.ca, Nevoo.ca,Jobilico.ca (Québec), Emploi Quebec (governo), WowJobs.ca, Adzuna.ca, JobIsJob.ca, Jooble.orgGoogle Group e Eluta.ca

Como conseguir um bom emprego no Canadá?

– Profissões em demanda no Canadá

Após estudar inglês e começar a fazer um curso superior, a ideia é buscar vagas de emprego no Banco de Empregos do Canadá. O site oferece as melhores ofertas de emprego no Canadá.

job-bank-canada

Acesse o site em www.jobbank.gc.ca. Acredito ser uma boa forma de buscar as vagas e oportunidades, bem como ter ideia do perfil dos cargos e profissões.

O site também dá dados e informações sobre o mercado de trabalho em diversas áreas, média salarial e dicas para as entrevistas. Você sabe quanto ganha e o salário de uma determinada profissão em diferentes cidades do Canadá. É muito útil para pesquisas.

– Express Entry: imigração para o Canadá

Outras dicas para encontrar um bom emprego no Canadá são os sites Job Monster e o Indeed

Além disso, é importante que você tenha o seu perfil no LinkedIn atualizado em inglês. Uma amiga canadense disse que muitas empresas recrutam profissionais por meio da rede social.

Por fim, leia sempre a parte de “Classificados” nos jornais da cidade. Sempre há vagas anunciadas.

Não esqueça de caprichar no currículo, com as suas informações de contato, disponibilidade (part-time ou full-time), qualificações, experiência na área, formação, línguas e trabalho voluntário (é muito valorizado no Canadá).

18 comments

  1. OLá, adorei o seu post.
    Vc ainda mora no Canadá? Eu estudei em Montreal e agora quero voltar para morar e trabalhar tb.

  2. Divina Cristina Lining Leite

    Boa tarde eu e meu esposo temos ,muito interesse em trabalhar no canada ,mais não falamos inglês mais compreendemos alguma coisa , não temos medo de trabalhar o que importa é conseguir vencer e poder ajudar ao próximo no brasil sou estudante de direito,e trabalho com decoração ,de festas casamentos e festas infantis , meu esposo trabalha como vendedor , quem poderia nos ajudar porque não sabemos nem por onde começar ,agradeço se alguém, puder me ajudar

    att Divina Cristina

  3. Boa tarde,

    Tenho interesse em viver e trabalhar no Canadá, sou solteiro, 39 anos, estudo inglês ainda básico, estou fazendo curso de auxiliar de cozinha, poderia por favor me passar algumas dicas para que eu possa iniciar esse projeto?

    Obrigado.

    Abraço, Isaque.

  4. almir fernandes de carvalho

    olá, gostaria de trabalhar no Canadá. Sou formado em Contabilidade mas não exerço. Trabalhei sempre com vendas, mas poderia tentar outra área, como logística. Inicialmente poderia ser até mesmo com trabalhos mais operacionais, até me fixar melhor. Como faço para conseguir contatos e me mudar para o Canadá?
    Agradeço e aguardo contato.

  5. Boa noite , eu minha esposa junto com as crianças gostaríamos de nós mudar para o Canadá . Por onde começamos , é possível já irmos empregado . Trabalhei 20 anos em banco e a. 7 em uma seguradora americana. Como devo começar

  6. ODILON VIEIRA FILHO

    BOA TARDE, EU E MINHA ESPOSA SOMOS AGENTES DE VIAGENS. TRABALHEI NA VARIG 15 ANOS E A 17 ANOS EM AGENCIA DE VIAGENS. TEMOS DOIS FILHOS, HUM DE 18 ANOS, JÁ FALA INGLES E HUMA DE 14 ANOS TAMBEM ESTÁ CONCLUINDO O INGLES. ONDE PODERIAMOS NOS ENCAXA, NO MERCADO DE TRABALHO NO CANADA. ESTAMOS DISPONIVEL, PARA OUTRAS SUGESTOES.

  7. Boa noite , eu e meu esposo gostaríamos de nós mudar para o Canadá . Por onde começamos , é possível já irmos empregado . Trabalho como gerente de Rh e meu esposo é cozinheiro. Por onde devemos começar?

  8. Eliana Pereira Dos Santos

    Boa noite! meu marido foi para o Canadá para tentar uma vida melhor para nos , temos 3 filhos e gostaria muito que alguém pudesse nos ajudar, no momento ele foi sozinho se alguém souber de mão de obra e puder avisar ficarei feliz …Pois sabemos que não e fácil , mas temos fé que iremos conseguir vencer mais esse obstaculo .

  9. Boa tarde, nao tenho nenhuma referencia no canada, nao falo a lingua mas tenho muita vontade de morar la, pode me dar algumas dicas?

  10. Bon dia, sou Samuel andré,tenho 18 anos de idade. não tenho nenhuma referencia no canada,falo um pouco inglês. tenho muita vontade de morar la,pode me dar algumas dicas?

  11. cristina borges da silva

    Gostaria de trabalha muito no canadá.sou casada tenho um filho.não sei falar inglês.gostaria de uma oportunidade de emprego.serviço gerais para mim e esposo.com moradia.trabalho também com festas infantil e festa em geral.sou estudante serviço social.interessados deixo meu imei.

  12. iris angelica de lima

    Gostaria muito de viver no canada estou terminando minha faculdade de enfermagem no Brasil.

  13. Muchos Gracias for your blog post.

  14. ola, um dos melhores relatos que ja vi. Veja, minha esposa trabalha em uma empresa Francesa e buscamos transferencia para nossa familia em Paises com ligua Inglesa. Meu ponto negativo, Ingles somente coisas corriqueiras. tenho 50 anos trabalho com Seguros e minha esposa es Controle nesta empresa. Deverei aceitar qualquer emprego para nao ficar parado e gostaria de saber se terei como exerce algo por la.Lavando pratos cortando grama ou algo assim. Gostaria muito de saber como poderei viver em Sociedade antes de minha esposa pedir transferencia para uma vaga neste Pais. Grato

  15. Edmar Borges da Costa

    Gostaria muito de trabalhar no Canada, na cidade de toronto, Aqui no Brasil, sempre trabalhei com postos de combustiveis, mas sou cozinheiro, churrasqueiro, garçon, atendente, so nao falo a lingua deles, mas tenho interesse de aprender, de dicas pra mim ai parceiro, ficarei muito grato..

  16. antonio ricardo dos santos menezes

    GOSTARIA MUITO DE TER UMA OPORTUNIDADE DE TRABALHAR NO CANADA POIS SEI QUE LÁ TEM VÁRIAS OPORTUNIDADES DE TRABALHO TAMBÉM NÃO SEI FALAR INGLÊS MAIS ARANHO ALGUMAS PALAVRAS JÁ É ALGUMA COISA QUEM PUDER ME AJUDA-LO AGRADEÇO

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*