Home / Estudos / College / Como estudar e trabalhar no Canadá legalmente?

Como estudar e trabalhar no Canadá legalmente?

A melhor forma de estudar e trabalhar no Canadá é fazer um college, curso universitário, pós graduação ou MBA.

Ao fazer um curso superior no Canadá, você poderá trabalhar até 20 horas por semana durante os estudos, desde que por um período acima de 6 meses, e poderá trabalhar em igual período após terminar a graduação.

Ou seja, se você fizer um college de 1 ano no Canadá, poderá trabalhar a partir do primeiro dia de aula do college até 1 ano depois de formado.

Por isso, para muitas pessoas que desejam imigrar para o Canadá, uma boa forma de estender o visto e obter o work permit (visto de trabalho) por mais tempo, é fazer uma faculdade de 3 anos ou uma pós graduação de 2 anos para poder ficar mais tempo lá e estudar e trabalhar no Canadá.

Primeiro iremos estudar inglês em um curso ESL por 6 meses em 2016 a fim de melhorar a fluência e também obter uma boa nota no exame do IELTS.

Em resumo, o IELTS é uma prova que você realiza a fim de saber qual o seu real nível de inglês. Alunos estrangeiros necessitam de uma nota mínima no IELTS para ingressar no Ensino Superior Canadense.

– O que é IELTS? Entenda como funciona o exame de proficiência

Em seguida, a ideia é que eu ou ela faça college, pós ou MBA. Aí tá a grande sacada: – se você vai para o Canadá com o seu cônjuge e um dos dois faz o Ensino Superior, quem estuda tem direito a trabalhar 20 horas por semana e quem não está estudando 40 horas de trabalho por semana.

Logo, acredito que esta seja a melhor forma de estudar e trabalhar no Canadá legalmente!

Qual curso escolher: College, Pós graduação ou MBA?

Pretendo escrever um novo post sobre cada um dos títulos (degree) que um brasileiro no Canadá poderá fazer de acordo com o planejamento da viagem. Conforme iniciar os estudos, entre 2016, 2017, colocaremos nossas impressões e experiências.

Eu mesmo ainda não tenho certeza qual curso farei, mas pelo que anda conversando com consultorias, lendo blogs de viagens, comentários de brasileiros que já estudam no Canadá, consigo dizer algo sobre cada um dos tipos de graduações que poderá fazer.

Há muito o que saber sobre o sistema de ensino no Canadá. A educação é diferente em cada província, em especial no Québec (Montréal), muito semelhante à educação no Brasil. No Quebéc primeiro você faz o primário, secundário e entra em uma faculdade bacharel ou profissionalizante (CEGEP).

Já em outras províncias, como Ontário (Toronto), British Columbia (Vancouver e Victória), Manitoba (Winnipeg), Alberta, etc. muitos alunos após saírem do Secundary School, entre os 17 e 19 anos, iniciam um college, instituições que oferecem cursos profissionalizantes e técnicos.

Interessados em fazer o Elementary School ou Secundary School, indico as dicas do blog Oi Toronto sobre o assunto. É uma dica para as mães que já pensam na educação dos seus filhos.

Com exceção das cidades da província do Quebéc (Montréal, Trois Rivieres, Québec Ville, Drummond Ville), onde o idioma é o francês, todas as demais províncias têm escolas e universidades em inglês.

– Clique aqui e confira informações do Governo do Canadá sobre os Departamentos de Educação por Província.

Estes cursos no college costumam duram de 1 a 2 anos dependendo da área. Lembre-se que são cursos com público bastante juvenil. Não acredito que seja uma boa escolha para nós, um casal com média de 35 anos.

Já fazer uma faculdade, como bacharel em arquitetura, engenharia, TI, Web ou outra demandaria entre 3 e 4 anos, o que acho, a princípio, muito tempo, mesmo sabendo que um processo de imigração dura lá seus 5 anos.

É algo que ainda tenho que pensar, mas acredito que o mais interessante para nós, seja mesmo fazer uma pós graduação no Canadá. Estes cursos, além de terem público maduro, costumam ser mais baratos do que colleges e faculdades.

O tempo de duração de cursos de pós graduação no Canadá variam entre 1 a 2 anos. Estou buscando algo de 1 ano, aí depois a Jo faz um curso também com esta duração ou pouco mais e vamos nos integrando à sociedade canadense.

Imigrantes, mas qualificados, interessados trabalhar e estudar para viver bem no Canadá. Buscaremos nossa qualidade de vida, investindo em educação e trabalhando em um bom emprego para viver em bairro seguro e perto do trabalho, até quem sabe, ir de bicicleta durante a primavera e o verão.

Estudantes internacionais, incluindo brasileiros, devem ser aprovados com nota IELTS exigida pela instituição requerida.

– O Wikipédia também tem bastante informação legal para quem quer entender como funciona o sistema de educação no Canadá.

Foto: Sean MacEntee

23 comments

  1. Olá, obrigada pela visita ao meu blog, embora eu não o atualize mais.

    Eu acho que a melhor maneira de estudar e trabalhar legalmente no Canadá é imigrando. É muito mais barato estudar aqui sendo imigrante e mais fácil de conseguir emprego. O processo de imigraçao nao dura cinco anos. Conheço um casal que aplicou para Toronto em nov/2014 e em maio deste ano conseguiu o visto. Se mudam agora em agosto.

    Eu moro em Montreal e só tenho coisas boas a dizer daqui. Tem muito emprego pra quem é qualificado. Já trabalhei em francês e agora trabalho só em inglês. Nunca fiz um teste de proficiência em nenhuma língua e já fiz pós em francês na Universidade de Montreal.

    Pense bem e veja as vantagens de imigrar, ao invés de vir como estudante!!!

    Abraços

    • Olá, tudo bem?
      Gostaria de alguns esclarecimentos e dicas de vocês que já estão por aí à algum tempo. Sou casada e tenho um filho de 9 anos. Eu e meu marido temos muita vontade de imigrar para o Canadá. Qual processo você nos recomenda? Sei que existe um incentivo à imigração, por parte do governo canadense. Mas, fico meio perdida devido aos procedimentos. O que me diz?
      Aguardo sua resposta.
      Obrigada,
      Daniele Oliveira.

    • buenos dias me gustaria mucho saber el premero passo para seguir a trabajar como imigrante

    • Mas quem quer aprender o inglês ainda, como fazer para poder ir para o país, primeiro eu preciso aprender o idioma para depois poder trabalhar.Como imigrar se eu ainda não sei o idioma? Qual a dica que você me dá?

    • Olá, sou casada e pretendo fazer o college lá. No caso, eu faria o college, e meu marido trabalharia. Mas tudo isso em Quebec pois falamos frances. Vc sabe me dizer se depois de terminar o college eu consigo dar entrada no visto permanente?

    • Ola você pode me dar mais dicas? Gostaria muito de ir para fazer minha pós e arrumar um emprego. Não sei por onde começar?!

  2. Bom dia, gostei do blog e gostaria de saber um pouco mais sobre o seu processo de imigração. Quando estiver lá volte a escrever no blog para que possamos acompanhar o seu processo. Estou pensando em ir para o Canadá também. Se possível podemos trocar emails.
    Abraço

  3. Boa tarde, Enfim, sou um jovem de 20 anos que sempre viveu com vontade de morar fora do país, principalmente EUA ou Canadá, de um tempo pra cá venho investindo e pensando melhor sobre esta oportunidade.
    Sou um jovem de 20 anos, faço faculdade de História pela UFG e sou professor dessa matéria. Meu inglês é bem básico(mas já iniciarei um curso de inglês). Gostaria de saber qual a melhor forma para eu conseguir mudar para uma cidade da América do Norte? A melhor forma seria buscar uma faculdade em um país fora para concluir meu curso? Aguardo o contato, desde já. Obrigado

  4. Eu gostaria muito de recebe mais informações.

  5. ola, gostaria de imigrar para o canadá mas não sei a melhor forma , gostaria trabalhar , porem meu inglês é basico , queria imigrar de uma forma legal , pois ando pesquisando e falam que o melhor é o visto de estudante , poderia me ajudar ?
    grata
    Larissa

  6. gostei muito sobre a matéria,sou casado tenho 42 anos sou comerciante tenho um filho de 13 anos minha esposa esta se aposentando no final de 2016 e pedagoga e gostaríamos de iniciar uma nova vida em outro Pais fiquei muito entusiasmado com essa noticia sobre o Canada e gostaria que meu filho se formasse em um outro pais teríamos oportunidade de emprego no Canada ?

  7. Eu to me formando em administração. posso fazer uma graduação no Canadá?

  8. olá, meu nome é alan, sou brasileiro, advogado, mas atualmente trabalho no setor público.
    eu e minha esposa estamos pretendendo migrar para o canadá. ela é medica, e estamos tentando aproveitar esse fato, pois pelo o que andei pesquisando, e pelo que me disseram que é mais ela se engajar, do que eu, porque meu curso seria mais restrito. vc pode me orientar algo sobre isso?

  9. mariana pandieira domingos

    como faço para registrar-me porque necesito muito ajudem-me por favor

  10. Preciso de uma ajuda. meu filho estudou Ingles em Toronto, em 2010 e quer voltar este ano para ficar 6 meses como turista, passeando e pesquisando um college para se inscrever para 2017. Vencendo o visto como turista, dos 6 primeiros meses, ele pode mudar para o visto de estudante por mais uns 6 meses para se matricular em curso de Ingles preparatorio para o Toffel ou Ielts e, ao fim deste periodo pedir a extensao do visto para fazer um college?

    Agradeceria muito se me ajudasse

  11. Oi gostaria muito da ajuda de voces.

  12. olá
    eu gostaria saber se
    só os brasileiros podem immigrar para o canadá?
    eu sou angolana e gostaria saber quais são as change de eu immigrar para o canadá…

  13. QUERO INFORMAÇAO.

  14. Ola, boa tarde!

    Gostaria da sua ajuda, eu e minha esposa, eu com 29 anos e ela com 33, estamos decididos a nos mudar para o Canadá, nao temos conhecimento em ingles e ja nos matriculamos aqui num curso de ingles para pode nos adiantar de certo modo. Gostaria de saber como proceder, qual seria o passo a passo e como fazer para que a gente se de bem ai. Nosso intuito é de ir e nao mais voltar ao Brasil. Peço a ajuda de voces.

    att.

  15. Esse e o visto ideal para quem vai estudar no pais por mais de 6 meses.  Na maioria dos casos, alem da documentacao regulamentar e exigido tambem um a consulta com um medico indicado pelo proprio consulado do Canada.

  16. Olá,gostaria de saber como faço para fazer um estagio no canada?se recebo por este trabalho,e como seria meu ingresso?

  17. Boa tarde

    se tirar meu visto de trabalho na província de Ontário, posso trabalhar em qualquer outra província no período de férias, incluindo Quebec?

    obrigado

  18. ola, queria saber se também posso trabalhar e estudar se fizer cursos em escolas de aviação.
    ou só posso trabalhar se estiver fazendo uma faculdade?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*