Home / Viagem de intercâmbio para morar no Canadá

Viagem de intercâmbio para morar no Canadá

Olá Canadá! É esta expressão que soltaremos da garganta quando nosso voo pousar no aeroporto de Vancouver, em BC, Canadá, ano que vêm (2016).

Esta página tem como propósito relatar os percalços da viagem de intercâmbio que pretendemos fazer, eu e minha namorada, esposa e mulher, para o Canadá.

Estamos planejando fazer a viagem em Fevereiro de 2016 e até lá estamos planejando melhor como será nosso tempo em terras canadenses.

A ideia surgiu há cerca de 6 meses, quando, cansados do trânsito caótico de São Paulo e da falta de segurança, educação e saúde no Brasil, começaram a cogitar em fazer uma viagem para estudar inglês e possivelmente encontrar um novo lugar para morar.

Eu tenho 33 anos, sou formado em Comunicação e trabalho com Aviação há 6 anos e escrevo para o blog Muita Viagem desde 2013. Ela, 37, é formada em Arquitetura e possui mais de 15 anos de experiência em projetos, contratos imobiliários e real estate.

Meu nível de inglês é intermediário, quase avançado, justamente porque morei 6 meses no Canadá entre 2007 e 2008, estudando 3 meses em Victoria, BC, e depois estudei 3 meses de francês em Montréal, Québec. Já ela tem nível básico com bom entendimento da escrita em inglês.

Portanto, a ideia surgiu em seguirmos para um país de língua inglesa onde fosse possível estudar e trabalhar. Cogitamos a Austrália, Canadá, Irlanda, Estados Unidos e Inglaterra. Demoramos alguns meses para decidir, mas escolhemos o Canadá.

Viajar para o Canadá

Por que escolhemos o Canadá?

Como o objetivo inicial é melhorar e estudar inglês como segundo idioma (ESL) e possivelmente fazer um curso em nossa área de atuação, a escolha do Canadá teve o peso da cotação do dólar canadense mais baixa em detrimento de outras moedas o que influencia diretamente no custo de vida no novo país, a elogiada pronúncia canadense, especialmente para quem já está acostumado com o inglês norte-americano, e por fim, as oportunidades de trabalho que no Canadá parecem ser melhores pela baixa densidade demográfica das cidades canadenses.

Imigrar pro Canadá

Pensamos na possibilidade, porém a primeira coisa que queremos fazer é ir, estudar inglês, fazer um College, Pós-Graduação ou MBA, trabalhar legalmente e ver se gostamos da vida em Vancouver e ao longo dos próximos 3 anos decidir se iremos aplicar para a imigração ou não.

Faremos a viagem até Vancouver, na costa oeste do Canadá, país que é dividido em 10 províncias – Alberta, Colúmbia Britânica, Manitoba, Nova Brunswick, Terra Nova e Labrador, Nova Escócia, Ontário, Ilha do Príncipe Eduardo, Quebec e Saskatchewan, além de 3 territórios – Territórios do Noroeste, Nunavut, e Yukon, lembrando que cada província possui suas próprias regras de imigração, porém há uma regra federal a qual é sempre bom se valer.

Conforme tivermos mais informações iremos publicar nesta categoria tudo sobre imigração para o Canadá.

Estudar no Canadá

Temos pesquisado muito sobre oportunidades de estudos no Canadá de acordo com nossos objetivos, primeiro que seria estudar e melhorar o idioma com um curso de ESL, fazer um preparatório para o IELTS para ingressar em um College ou Universidade e conciliar os estudos com um bom emprego e/ou estágio.

Iremos dar dicas sobre escolas para fazer high school, college, universidade, pós-graduação, MBA, etc. Há uma categoria no blog com todas as dicas sobre estudos no Canadá.

Trabalhar no Canadá

Com visto de estudante de curso de inglês geral não é permitido trabalhar no Canadá, porém após ingressar no College é possível conciliar os estudos com 20 horas de trabalho por semana, o que lhe renderia um salário entre CAD$ 1000 e CAD$ 2000. Não é muito, mas já ajuda nos custos das despesas. (pelo menos essa é a nossa ideia, veremos ao longo dos próximos meses).

O blog terá uma categoria também para falarmos sobre emprego e trabalho no Canadá.

Moradia no Canadá

Ainda estamos decidindo onde iremos morar, mas possivelmente no primeiro mês iremos ficar ou em casa de família ou apartamento alugado para temporada ou hostel, hotel e quem sabe até, casa de amigos. Depois a ideia é procurar uma casa ou apartamento em localização perto da escola e fazer um contrato de longa duração. A ideia é pagar entre CAD$ 600 e CAD$ 1200 por mês.

Ideias para economizar no aluguel no Canadá é escolher um local de fácil acesso, porém mais afastado do centro, dividir uma casa com entrada independente, procurar apartamentos em classificados, sites como Craiglist e talvez até escolher cidades menores para morar como Richmond, Nanaímo ou Victória (BC).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*